Renata Rukmini é palhaça há 25 anos e ministra aulas de palhaçaria terapêutica há 13 anos através do seu método Florescer do Clown.
Formada com grandes mestres da palhaçaria do Brasil e do exterior e um estudo intensivo de clown durante sua formatura em Artes Cênicas (USP). É arteterapeuta (IJEP) e terapeuta corporal em formação (Core Energetics) e Mestra em Artes da Cena (Unicamp) com a dissertação “O clown como imagem arquetípica e processo de transformação de si”.
Renata tem muitas experiências nas áreas psicoterapêutica e artística. Inicialmente trabalhava somente como atriz e contadora de histórias, mas desde o início de sua formação e atuação profissional como atriz realizou também muitos cursos de palhaçaria que contribuíram muito para seu desenvolvimento artístico e pessoal.
Em paralelo sempre participava de muitos processos psicoterapêuticos e espirituais. Após 12 anos de estudos na palhaçaria foi convidada para ministrar cursos de palhaçaria em grupos terapêuticos. Foi então que por um chamado da vida encontrou seu grande dom de professora de palhaçaria terapêutica. Desde então vem se aprimorando em técnicas artísticas e terapêuticas para entregar este seu talento único.
Sabiam que o conhecimento da palhaçaria é transmitido principalmente através da práxis (prática vivencial) passado de mestres/professores para discípulos?
Alguns de seus mestres: Adelvane Néia, Silvia Leblon, Ésio Magalhães, Cristiane Paoli Quito, Márcio Ballas e Silvia Leblon (Brasil), Gardi Hutter (Suiça), Angela de Castro (Inglaterra), Philippe Gaullier (França).
Atualmente recebe mentoria em clown terapêutico de Rodrigo Bastos.
Recebeu assessoria de clown em empresas com Claudio Thebas, parcerias em eventos acadêmicos com Ana Wuo e Daniel Reis Plá e direção cênica de Adelvane Neia.
Renata descreveu o trabalho do Florescer do Clown em seu mestrado, no qual também analisou o aspecto arquetípico do clown e potencializador de transformação de si, tendo como sustentação teórica principal conceitos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung e estabeleceu diálogos com depoimentos dos voluntários da pesquisa e com diversos professores e autores da clownearia, do teatro, dança e performance.
Renata também foi convidada para:
Escrever um capítulo no livro “Palhaças na Universidade”
Escrever um artigo na revista “Palhaçaria Feminina” número 5
CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8002107644368740